leitura de ≈ 5 min

Uma arrumação regular do espaço de trabalho


Quando encontras tempo para uma arrumação regular do espaço de trabalho?

Quando tanto da nossa vida (e do nosso trabalho) existe no digital, é normal que se acumulem ficheiros e pastas, que as descargas e o ambiente de trabalho fiquem desgovernados e que, quando damos por ela, temos gavetas (digitais) que já tememos abrir. Se a isso juntarmos uma secretária, papéis, agenda, canetas, então é fácil o caos instalar-se de uma semana para a outra.

Não sou uma pessoa arrumada por natureza. Sou organizada, mas manter arrumado custa-me; por isso é que confio nos hábitos e nas revisões semanais, porque me obrigam a fazer aos poucos e evitam que me sinta assoberbada.

Semanalmente faço uma arrumação regular do espaço de trabalho, tanto físico como digital. Aqui deixo-vos os passos que sigo, para vos inspirar a fazer o mesmo.

Porquê fazer uma arrumação regular do espaço de trabalho?

  1. Ajuda a fechar a semana de trabalho
  2. Evita que os ficheiros fiquem perdidos, e assim poupas tempo de trabalho
  3. Da mesma forma, evita que algumas tarefas, ligadas a ficheiros e documentos, fiquem esquecidas ou enterradas nos downloads
  4. Facilita na separação entre vida profissional e vida pessoal, sobretudo se trabalhares em casa, porque traz a sensação de que estás a “sair do trabalho”

Com que frequência fazer uma arrumação regular do espaço de trabalho?

Bem, isso vai depender do grau de desarrumação e do tipo de trabalho de cada um.

Um espaço físico desarrumado tem um efeito negativo imediato, pelo que, se no teu trabalho lidas com muitos papéis, é importante não deixar passar mais do que três dias ou, no máximo, uma semana.

Se, pelo contrário, o teu trabalho é exclusivamente digital, então o foco deve estar aí. Se fores sistemático e organizado no dia-a-dia, poderás deixar a arrumação para o final de cada mês, mas, pela minha experiência, uma semana continua a ser o período ideal.

Arrumar semanalmente evita que a acumulação comece a intimidar-nos. Se deixares passar muito tempo é fácil que comeces a temer essa tarefa – porque passa a ser uma tarefa que sabes que vai ocupar muito tempo e exigir muitas decisões.

Como fazer uma arrumação regular do espaço de trabalho?

Tem a certeza que pretende eliminar de vez os elementos apagados que se encontram no Lixo?

Espaço físico

  • Primeiramente, juntar e separar por categorias os papéis que possam estar espalhados: para guardar fisicamente, para guardar digitalmente, que têm uma ação/tarefa associada ou para deitar fora.
    • Para guardar fisicamente: documentos importantes, aquela carta com o código do cartão de cidadão, contratos, desenhos, faturas de compras ainda com garantia, e outros papéis que vais ter de guardar numa parta ou num dossier.
    • Para guardar digitalmente: papéis vários, incluindo notas rápidas ou documentos igualmente importantes, instruções, que mais vale digitalizar e deitar fora, porque não precisas de guardar os originais. A maior parte das vezes basta tirar uma fotografia, nem é preciso usar o scanner.
    • Que têm uma ação/tarefa associada: notas para incluir no teu sistema de organização, listas de tarefas para sistematizar, faturas para confirmar que estão no e-fatura e outros papéis que requerem uma ação da tua parte. Os documentos para digitalizar também podem ser incluídos neste grupo, se fizer mais sentido para ti.
    • Para deitar fora: deitar fora para reciclar ou reutilizar como folhas de rascunho.
  • Concretizar o que cada grupo requer. Ou seja, guardar fisicamente é o mais rápido, depois deitar fora e finalmente digitalizar, atuar sobre os que precisam de ação. Se fores fazer uma revisão semanal completa para planear a semana seguinte, deixa para essa altura o que são tarefas e eventos.
  • Arrumar canetas, livros e outros materiais que estejam espalhados pela secretária.

Espaço digital

  • Criar uma pasta chamada “Arrumar” no ambiente de trabalho. Esta pasta serve de “in-tray”, onde vais pôr aquilo que precisa de uma ação mais demorada.
  • Repetir esta lista de passos para o Desktop/Ambiente de Trabalho e para as Descargas/Downloads:
    1. Passar pelos ficheiros um a um
    2. Enviar para o lixo o que é lixo, logo
    3. Arrumar nas pastas finais o que demorar menos de 10 segundos
    4. Pôr na pasta “Arrumar” aquilo que é preciso pôr no sítio e demora um pouco mais
  • Finalmente, abrir a pasta Arrumar e pôr cada ficheiro no seu sítio final, seja a Cloud, um disco externo ou fazendo upload para aplicações (como o Notion).

Se tiveres muitos, muitos ficheiros, pode ser útil criares categorias dentro da pasta arrumar. Ainda assim, não é ideal categorizar por tema – separa sempre por destino para te facilitar os processos (ex. iCloud, disco 1, disco 2). Aqui não interessa separar muito porque a ideia é não te dar trabalho a fazer a primeira seleção; se fosse mais complexo mais valia abdicar da pasta “Arrumar”.

Como faço a minha arrumação semanal dos ficheiros de trabalho

Repete todas as semanas

É mais habitual que as pessoas façam revisões anuais.

Mas se ainda não fazes uma revisão semanal, é um hábito muito bom para estares presente de semana a semana e garantires que estás a trabalhar não só no que é urgente mas no que é importante – tanto na tua vida profissional como na tua vida pessoal.

Esta arrumação pode ser uma pequena parte da tua revisão semanal.