leitura de ≈ 6 min

8 ideias para prendas de Natal de última hora


O Natal está aí à porta e há sempre aquelas prendas que nos faltam, ou aquelas pessoas para quem nunca temos ideias, ou se calhar é o orçamento que não estica e este ano não está mais fácil. Estas são algumas ideias para prendas de Natal de última hora que fazem uso dos teus talentos criativos — e que são óptimas para freelancers que não querem gastar muito dinheiro.

Um bloco de vales

São vales que podem literalmente ser do que tu quiseres. É uma das ideias clássicas para prendas de Natal. O importante é pensares que a pessoa pode realmente querer usá-los e por isso tens de estar disponível, ou o que ofereces tem de ser possível.

É só usares os teus dotes de designer para fazer um layout, imprimir e encadernar!

Entre as várias ideias possíveis, podem ser vales de abraços, de boleias, de lanches em tua casa, de massagens, de babysitting ao bebé da amiga, de passar a vez de limpar a casa, de chocolate quente, de beijinhos, de pequeno-almoço na cama, de projetos para fazerem juntos.

Ofereceres vales pode significar ofereceres uma das coisas mais valiosas na tua vida: o teu tempo.

Coisas tuas

Tens coisas a mais, certo? Porque não oferecer algumas no Natal?

Se calhar já te queixas há tanto tempo que tens demasiadas coisas e queres começar a ser minimalista, esta pode ser uma boa oportunidade. Não digo coisas velhas! Têm de ter algum valor para a pessoa a quem vais oferecer, como louça, livros, discos, cadernos, coisas novas ou quase novas que já não usas nem vais usar.

Em minha casa sempre tivemos uma caixa ou gaveta de prendas para reciclar, coisas que iam parando lá em casa, livros repetidos, coisas que estavam em duplicado e podiam ser boas ideias para prendas de Natal. Continuo a ter essa caixa e quando falta alguma prenda, a primeira coisa é ver o que há lá dentro.

Uma página na wikipédia (mesmo que por breves momentos)

Há vários natais atrás, a minha amiga Joana Estrela ofereceu a outro amigo nosso uma página na wikipedia sobre ele. A página não ficou online tempo suficiente para ele poder lê-la online, por isso ela tinha um print-screen para lhe dar.

Era uma biografia dele, com os seus feitos, gostos e particularidades, e sempre achei uma das ideias mais geniais para prendas de Natal a custo zero.

Distrai com prendas para os animais de estimação

Como dona de três gatos posso dizermos com conhecimento de causa: embora chegues de mãos a abanar, ninguém vai resistir ao facto de seres o único a trazer uma prenda para os gatos.

É o tipo de lembrança que ninguém se lembra, aquele gesto pequenino que faz toda a diferença (porque as pessoas adoram os seus animais) e que é totalmente à prova de estares a oferecer algo inútil e que a pessoa não vai gostar.

É muito simples: não compres para ninguém, mas leva qualquer coisa para o cão.

Pode ser um snack especial, um brinquedo, um osso ou uma erva para mastigar. Se for um peixe, até pode ser uma mini-arca do tesouro!

https://youtu.be/ZwL_uZVRV1M

Uma fotografia antiga

Não, não tem de ser do século passado. Outra das clássicas ideias para prendas de Natal é oferecer fotografias. Pontos bónus se desenterrares as melhores memórias com essa pessoa, ofereceres uma fotografia impressa e escreveres uma dedicatória.

Ainda que seja uma prenda antiquada, tem potencial de ser marcante. Traz à memória um momento bonito — aquelas férias no Algarve em 97, ou aquele inverno em que nevou mesmo muito, ou serem adolescentes juntas.

Um retrato ou um jingle

Faz uso dos teus talentos. Se és ilustrador ou músico, desenha um retrato ou compõe um jingle para alguém.

Como é que essa pessoa seria se fosse uma música?

Esta é uma das ideias para prendas de Natal que tira totalmente partido das vantagens de seres designer, ilustrador ou músico em vez de seres engenheiro ou médico. Não seria a mesma coisa ofereceres uma consulta de endocrinologia, certo?

E, dado que não há muitos momentos em que a tua família pense “ah, que bom que ele foi para artes em vez de ser médico”, mais vale aproveitar pequenos momentos como este.

Um calendário de aniversários

Há alguns natais atrás oferecemos à família do Francisco um calendário de bolso, feito por nós, com os aniversários de toda a gente na família.

O Francisco tinha-me dito que o avô dele sempre teve um na carteira, para nunca se esquecer do aniversário de ninguém. Achámos bonito recuperar essa tradição, até porque ele era um dos pilares da família.

É uma prenda simples, mas importante.

Pode ter fotografias, retratos, frases, o layout que tu quiseres. Não tem de ser complexo, mas a minha sugestão é que seja pequeno e portátil, para se poder guardar na carteira ou noutro sítio fácil de lembrar.

Se a tua família não for muito grande, é uma prenda ainda mais fácil de criar. Se for, talvez precises da ajuda de alguns primos para te lembrares do aniversário de toda a gente.

Uma playlist no Spotify ou uma mixtape, se quiseres ser mais clássico

Finalmente, uma playlist ou uma mixtape.

Vemos nos filmes dos anos 80 que os namorados e as amigas fazem mixtapes uns para os outros, mas com a entrada nos CDs e depois no digital essa cultura foi-se perdendo. Continua a ser uma boa ideia: ofereceres uma playlist é o mesmo que dizer “estas músicas fizeram-me pensar em ti e quando estou a ouvi-las volto a pensar em ti, espero que te lembres de mim também!”.

Também pode ser um bom complemento a uma fotografia antiga. Se forem as tais férias no Algarve em 97, porque não juntar-lhe uma playlist com músicas da altura, para dar outra dimensão à memória?


O que é que todas estas ideias para prendas de Natal têm em comum?

Se formos a pensar, muitas das pessoas à nossa volta já têm tudo o que precisam ou querem, porque hoje é tão fácil comprar — mesmo coisas que podiam ser raras ou só serem conseguidas noutras países, hoje chegam cá. É tudo fácil. O que se oferece num mundo em que tanta gente tem acesso a tudo? É bom procurar mais valor.

Esse valor está nas prendas sentimentais e nas prendas simbólicas. Algo que diga que nos lembrámos da pessoa e que lhe dedicámos tempo, às vezes, tem muito mais valor do que termos gasto dinheiro.

Claro que também depende das dinâmicas familiares de cada um, mas espero que a lista vos tenha inspirado a pensarem as vossas ideias para prendas de Natal de forma diferente.

Feliz Natal!